Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

NOVO CURSO: INCLUSÃO DIGITAL

O Título é denunciador. Quando diz: Novo curso, dá uma ideia de outro ou outros cursos, porém digo que não fiz tantos cursos assim. No final do ano de 2011, empreendi tempo e energia para participar do curso do GeoGebra. Esse ano estou me aventurando. Iniciei este a partir de 24 de agosto de 2012. Hoje, dia 19 de setembro de 2012, estou na atividade 3.2. Alguns estão na atividade 4.2, 4.3, 4.4 e assim por diante. Meus passos são lentos, pois ainda tenho dúvidas,certamente pretendo chegar lá também.

domingo, 11 de março de 2012

USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

Estou tentando usar os recursos tecnológicos em sala de aula. A partir de 29 de fevereiro de 2012, improvisei uma mesa para o data show com uma fruteira que tem vários compartimentos. Coloquei o auto falante, a extensão e outros apetechos para fazer a apresentação das minhas aulas. Interessante, não acha? Pois bem, ainda existe algumas dificuldades, as nossas sala de aulas não estão adaptadas nem são adequadas para se trabalhar dessa forma. Apesar de já ter o notebook e o projetor, parece que ainda terei que obter o telão para projetar. Mesmo assim vou continuar insistindo, pois alguns colegas que me viram trabalhando dessa forma, ficaram deslumbrados com essa ideia. Alguns pretendem fazer o mesmo. Isso é positivo. Quem dera que todos os professores pensassem assim! Seria ótimo, só assim quem sabe poderíamos fazer alguma coisa para melhorar nosso trabalho e aaté a aprendizagem dos alunos!
É um projeto que eu já vinha estudando há uns cinco anos e, parece que está se tornando realidade.
Hoje trabalho nas escolas:"ANTONIO FERNANDES" E "PRESIDENTE MÉDICI" no município de Naviraí, mais exatemente desde 14 de abril de 2011, quando fui reintegrado nas aulas de Matmática do Ensino Médio.


Naviraí-MS, 10 de março de 2012

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"AULA DE MATEMÁTICA SOBRE NÚMERO IRRACIONAL (PI)"

          Quando se vai demonstrar o número irracional (pi) para o estudante de 8º Ano com quadro e gis, normalmente não se obtêm bons resultados. Porém, quando esse mesmo assunto é apresentado por meio de animação eletrônica, aquilo que é incompreensível para essa clientela, passa a ter um significado como que num passe de mágica. É impressionante! "É isso?!", perguntam admirados, pois, para aquilo que é falado várias vezes e demonstrado apenas esboçando no quadro e até mesmo no caderno, não tem o mesmo impacto quando se é apresentado na tela do computador.
            Lição: Nós professores precisamos criar mecanismo que tenham atrativos visuais interessantes como na internet. Fui testemunha disso nessa quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2011, quando levei os alunos do 8º Ano turma A da Escola “Geni”, na sala de Tecnologia, para uma apresentação num vídeo de animações.

Ponta Porã-MS, 26 de fevereiro de 2011